Vision Consultoria & Contabilidade

Rua Deagon, 68 - Parque Acalanto - Goiânia/GO - CEP: 74860-080

(62) 3642-8450 | contato@visioncontabilidade.net.br

Publicado em sexta, 30 de setembro de 2022

CONTADOR - Em quais áreas o contador pode atuar? O que está em alta?

Algumas vezes escolher qual carreira seguir quando ainda somos jovens é tarefa difícil. Contudo, uma vez feita a escolha, a carreira pode nos levar a diversos caminhos dentro da mesma profissão.

Assim ocorre na carreira de Ciências Contábeis. Há muitas possibilidades que podem ser seguidas. Algumas opções são contador, analista, professor, consultor, auditor, entre outros.

A profissão de contador 

O contador é responsável por coordenar, controlar, gerenciar, cuidar dos lucros, contas e despesas de empresas ou pessoas físicas por meio de registros. É ele quem colhe informações, analisa os gastos e custos da empresa e interpreta o que eles querem dizer. 

Dessa forma, este profissional é peça fundamental na tomada de qualquer decisão que envolva a posição patrimonial da empresa, como a diminuição de custos, necessidades da empresa com relação a aumento de capital, capacidade de mão de obra, aumento de receita etc. 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho da área contábil é bastante promissor. Além do fato de todas as empresas serem obrigadas, por lei, a ter um contador, há uma maior consciência com relação à importância da contabilidade para a saúde financeira da empresa.

Nessa linha, algumas das áreas da contabilidade que estão em alta e devem permanecer assim nos próximos anos são: Auditoria contábil, Análise financeira, Assessoria, Consultoria, Contabilidade fiscal e societária, Contabilidade pública e Professor de Ciências Contábeis.

Portanto, novas tendências aparecem com muita velocidade, fazendo com que a flexibilidade seja fundamental para apresentar um bom desempenho. Uma prova disso é a contabilidade 4.0. O contador não deve somente lidar com legislação e cálculos complexos. Ele precisa entender bastante de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do cliente.

Áreas de atuação que estão em alta para o contador

Há vários segmentos para os contadores trabalharem. Para você avaliar se tem afinidade com essa profissão, listamos áreas que estão em evidência. 

Contabilidade Gerencial

Destaca-se por unir técnicas e procedimentos contábeis que disponibilizam dados fundamentais para a tomada de decisão em uma companhia. A contabilidade gerencial é útil para estabelecer o modelo de tributação de um empreendimento.

Se uma empresa pretende contar com uma gestão moderna e ágil, deve contratar profissionais qualificados para analisar o patrimônio e a situação financeira.

Auditoria Contábil

Com a contabilidade 4.0, é possível usar sistemas que facilitem fiscalizar as contas de uma organização. O trabalho de um auditor abrange a avaliação de documentos, livros contábeis e registros. Essa iniciativa possibilita verificar como está a saúde financeira e indicar os caminhos para resolver eventuais irregularidades.

Controle e Perícia

Esse segmento engloba coordenar as atividades fiscais e financeiras de órgãos públicos e de empresas privadas. A perícia contábil é executada por um profissional bastante qualificado e experiente.

Um dos motivos é que essa iniciativa tem como um dos principais objetivos verificar fraudes e o uso inadequado dos recursos de uma organização. 

Na contabilidade 4.0 é possível utilizar sistemas que permitam o controle dos gastos em tempo real, dificultando ações voltadas para o desvio de dinheiro.

Educação/Ensino

Uma alternativa interessante para os contadores é disponibilizar o conhecimento obtido para os interessados em seguir na carreira. Há muitas oportunidades de emprego para cursos técnicos e instituições de nível superior.

Para ter mais chances de atuar como professor, a recomendação é estudar bastante e fazer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Quanto mais qualificações acadêmicas um profissional adquirir, maiores são as chances de atuar como docente.

Um contador também pode ministrar treinamentos para os colegas de profissão. Essa atividade é normalmente realizada pelos que têm uma grande experiência no mercado de trabalho e estão capacitados para repassar informações com clareza e objetividade.

Consultor

Com a intenção de acompanhar as principais tendências da contabilidade, diversas instituições optam por contratar consultores. Eles analisam como está sendo feita a gestão dos recursos financeiros e do patrimônio.

Além disso, podem indicar alternativas que vão ajudar os clientes a cumprir as obrigações fiscais (pagamento de impostos e de taxas, por exemplo) de maneira adequada, o que permite uma melhor gestão orçamentária.

Os serviços de consultoria costumam proporcionar uma excelente remuneração aos profissionais. Porém, não é tão simples assim se tornar um contador especializado nessa atividade. É necessário ter um amplo conhecimento da legislação e uma visão abrangente das ações executadas pelos clientes.

Contabilidade Ecológica

Sim, existe este segmento do setor contábil e pode ser uma novidade para você. Nessa área, o profissional deve colaborar para as organizações darem respostas corretas sobre os investimentos relativos ao meio ambiente.

Os contadores também devem ajudar as empresas a informarem as obrigações fiscais que envolvem as iniciativas de responsabilidade social. Para o fortalecimento da imagem de uma organização, é indispensável o gerenciamento das finanças, dos pagamentos de tributos e do patrimônio.


Fonte: Jornal Contábil

Vision Consultoria & Contabilidade

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Mídias Sociais

Interaja conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.

Desenvolvido por Sitecontabil 2020| Todos os direitos reservados