Vision Consultoria & Contabilidade

Rua Deagon, 68 - Parque Acalanto - Goiânia/GO - CEP: 74860-080

(62) 3642-8450 | contato@visioncontabilidade.net.br

Publicado em terça, 06 de dezembro de 2022

COPA DO MUNDO NO ESCRITÓRIO - Copa do Mundo no escritório: é permitido beber ou usar camisa da seleção no trabalho?

Nesta sexta-feira (2), o Brasil enfrenta a seleção de Camarões às 16h, último jogo da fase de grupos. E, apesar de os dias dos jogos do Brasil não serem considerados feriados, muitas empresas optam por liberar os funcionários.

No entanto, neste ano não será o caso da maioria das organizações. Segundo uma pesquisa da Catho, 64% das empresas dizem ter se organizado para transmitir os jogos no escritório.

Desconto de horas

Algumas dúvidas surgem entre os trabalhadores, dentre elas se a empresa pode descontar as horas liberadas para assistir ao jogo do Brasil, e mesmo quem tiver que ir para o escritório e parar as atividades durante a partida, se pode ter esse período descontado no salário.

Segundo o sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista, Marcelo Mascaro, liberando o funcionário ou permitindo que ele assista aos jogos durante o expediente, a empresa não pode descontar esses dias do salário do trabalhador.

“Deve-se lembrar que o empregador tem total controle sobre o local de trabalho. Por isso, caso a empresa não autorize que seus empregados assistam às partidas no horário de trabalho, isso deve ser respeitado ou o trabalhador poderá sofrer uma punição”, diz Mascaro.

Além disso, outra dúvida que surge é se os funcionários têm direito de assistir o jogo do Brasil na Copa. A resposta é não, assim, as empresas não são obrigadas a liberar seus empregados no horário do jogo da seleção brasileira.

Camisa da seleção no trabalho

A liberação do uso da camisa da seleção brasileira dentro do trabalho dependerá de cada companhia, ou seja, a empresa tem total controle para permitir ou proibir determinados itens.

“Há empresas que exigem um dress code [código de roupa] ou o uso de uniformes. Nesses casos, a menos que ela autorize, mesmo no dia de jogos do Brasil o padrão de vestimenta exigido deve ser respeitado e o empregado não deve substituí-lo por outro, como camisas da seleção”, explica Mascaro.

O especialista alerta que, mesmo nos casos em que nos casos em que não há nenhuma regra quanto ao tipo de roupa a ser utilizado no ambiente de trabalho, é aconselhável que o funcionário pergunte ao seu chefe ou ao RH se será permitido o uso da camisa da seleção brasileira.

Pode beber no expediente durante os jogos da Copa?

Algumas empresas aproveitam o mundial para desenvolver ações de engajamento com os times, disponibilizando comidas e até cerveja na hora do jogo.

No entanto, Mascaro ressalta que o consumo de bebida alcoólica é outra questão que também só poderá ser permitido mediante autorização da empresa. E, assim como o comportamento na hora de comemorar o gol, vale a regra do bom senso.

“Se a empresa, por sua vez, autorizar que seus funcionários assistam aos jogos no local de trabalho, deve-se evitar exageros como xingamentos e palavras de baixo calão, afinal ainda se está no ambiente de trabalho”, diz Mascaro.

Com informações da Exame


Fonte: Contábeis

Vision Consultoria & Contabilidade

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Mídias Sociais

Interaja conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.

Desenvolvido por Sitecontabil 2020| Todos os direitos reservados